quarta-feira, 27 de novembro de 2019

LANÇAMENTO DE LIVROS


A TRAJETÓRIA DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO DA UFS (2008-2017) : Histórias e Memórias




Este livro tem como objetivo geral analisar a trajetória histórica do Curso de Biblioteconomia e Documentação criado na Universidade Federal de Sergipe, examinando seu processo de criação, implantação e funcionamento no cenário do ensino superior sergipano. Definiu-se como marco temporal inicial 2008, ano que foi apresentado o projeto para a criação do curso e final 2017, ano que se inicia o primeiro curso de mestrado profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento e completa dez anos de criação do curso. Esse estudo justifica-se pelo seu caráter pioneiro no que tange a área da história da Biblioteconomia no Estado, e por sua contribuição no estudo da história da educação superior sergipana. Buscou-se explorar o potencial da pesquisa qualitativa, apresentando a metodologia da História Oral como forma de contribuir na construção do pensamento sobre o objeto de estudo, por meio das vivências dos egressos, professores e ex-professores do curso, bem como seus fundadores, extraídas através de entrevistas. 


A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO RECURSO NA FORMAÇÃO DE LEITORES: Projetos permanentes e gestão profissional na Biblioteca Pública Infantil de Sergipe, no período de 2007 a 2018.



O livro de autoria das bibliotecárias Cláudia Stocker e Janaína Fialho, é fruto da dissertação de mestrado profissional do PPGCI-UFS em Gestão da Informação e do Conhecimento. Traz em suas páginas a experiência cotidiana da mestranda, que foi gestora da Biblioteca Pública Infantil de Sergipe por 12 anos. Temos a medida exata entre teoria e prática para inspirar a todos que acreditam na importância da leitura, como fundamento do aprender a aprender.   O texto também fala da importância da contação de história para as crianças, jovens e, também, adultos. Por meio das histórias, aprendemos a refletir e a lidar com os desafios da vida e as constantes mudanças da sociedade contemporânea, mas ainda adquirimos habilidades de compreensão, de concentração e amplificação do vocabulário, dentre outras.

QUADRINHOS E EDUCAÇÃO VOL. 5: Espaços políticos, meio ambiente e diversidade. 



Organizadores: Thiago Modenesi; Amaro Braga
Artigos de: Wanderson Santos; Marcelo Travassos; Moab Acioli; Thiago Modenesi; Karoline Fernandes; Larissa Silva; Marina Silva; Danielle Fortuna; Viviane Viana; Rosa Casella; Ana Carolina Santos; Amaro Braga; Guilherme Miorando.

Release
Coletânea de 9 artigos que analisam o uso dos quadrinhos e seus congêneres na educação para o debate político, em diversos aspectos, no Brasil e na América Latina; passando por relatos de experiência sobre o uso das HQs para discutir questões ambientais no ensino superior e na divulgação científica; e, debate como o tema da diversidade de gênero e sexualidade pode ser usada na sala de aula.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

EDITAL E INSCRIÇÕES III JORNADA PLENA

GRUPO PLENA (GRUPO DE PESQUISA EM LEITURA, ESCRITA E NARRATIVA) EDITAL 01/2019 III JORNADA PLENA - SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS P...