A TRAJETÓRIA DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO DA UFS (2008-2017) : Histórias e Memórias
Este livro tem como objetivo geral analisar a trajetória histórica do Curso de Biblioteconomia e Documentação criado na Universidade Federal de Sergipe, examinando seu processo de criação, implantação e funcionamento no cenário do ensino superior sergipano. Definiu-se como marco temporal inicial 2008, ano que foi apresentado o projeto para a criação do curso e final 2017, ano que se inicia o primeiro curso de mestrado profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento e completa dez anos de criação do curso. Esse estudo justifica-se pelo seu caráter pioneiro no que tange a área da história da Biblioteconomia no Estado, e por sua contribuição no estudo da história da educação superior sergipana. Buscou-se explorar o potencial da pesquisa qualitativa, apresentando a metodologia da História Oral como forma de contribuir na construção do pensamento sobre o objeto de estudo, por meio das vivências dos egressos, professores e ex-professores do curso, bem como seus fundadores, extraídas através de entrevistas.
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO RECURSO NA FORMAÇÃO DE LEITORES: Projetos permanentes e gestão profissional na Biblioteca Pública Infantil de Sergipe, no período de 2007 a 2018.
O livro de autoria das bibliotecárias Cláudia
Stocker e Janaína Fialho, é fruto da dissertação de mestrado profissional do
PPGCI-UFS em Gestão da Informação e do Conhecimento. Traz em suas páginas a
experiência cotidiana da mestranda, que foi gestora da Biblioteca Pública
Infantil de Sergipe por 12 anos. Temos a medida exata entre teoria e prática
para inspirar a todos que acreditam na importância da leitura, como fundamento
do aprender a aprender. O texto também
fala da importância da contação de história para as crianças, jovens e, também,
adultos. Por meio das histórias, aprendemos a refletir e a lidar com os
desafios da vida e as constantes mudanças da sociedade contemporânea, mas ainda
adquirimos habilidades de compreensão, de concentração e amplificação do
vocabulário, dentre outras.
QUADRINHOS E EDUCAÇÃO VOL. 5: Espaços políticos, meio ambiente e diversidade.
Organizadores: Thiago Modenesi; Amaro Braga
Artigos de: Wanderson Santos; Marcelo Travassos; Moab Acioli; Thiago Modenesi; Karoline Fernandes; Larissa Silva; Marina Silva; Danielle Fortuna; Viviane Viana; Rosa Casella; Ana Carolina Santos; Amaro Braga; Guilherme Miorando.
Release
Coletânea de 9 artigos que analisam o uso dos quadrinhos e seus congêneres na educação para o debate político, em diversos aspectos, no Brasil e na América Latina; passando por relatos de experiência sobre o uso das HQs para discutir questões ambientais no ensino superior e na divulgação científica; e, debate como o tema da diversidade de gênero e sexualidade pode ser usada na sala de aula.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.